Alternativas naturais para melhora dos níveis de testosterona: Extratos Botânicos
Falaremos de alguns nutrientes disponíveis para o tratamento, com apoio em estudos científicos sérios.
É possível aumentar a disponibilidade de testosterona livre (benéfico) e compensar os aumentos prejudiciais nos níveis de estrogênio, utilizando extratos botânicos. Esses vegetais funcionam, em parte, por aumentar os níveis de testosterona livre, e também por bloquear a conversão (aromatização) da testosterona em estrogênio. Vamos a alguns deles:
- MACA (Lepidium meyenii): tem isso usado pelos povos indígenas na região dos Andes há séculos. É um vegetal da família do brócolis. É potencializa a fertilidade. Pesquisa mostrou que há base científica para esta crença. Maca melhora a libido, reforça a produção de espermatozóides e motilidade do esperma, sem afetar níveis do hormônio masculino (Asian J Androl. 2001 Dec;3(4):301-3.; J Endocrinol. 2003 Jan;176(1):163-8.; Andrologia. 2002 Dec;34(6):367-72.). Um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo em homens com idade entre 21 e 56 anos, demonstrou-se que após 8 semanas, houve aumento no desejo sexual pelos homens que consumiram MACA (Andrologia. 2002 Dec;34(6):367-72.) Outro estudo ficou demonstrado que MACA, tanto para homens como para mulheres, melhorou de forma significativa a função sexual (CNS Neurosci Ther. 2008;14(3):182-91.). Em um outro experimento, maca reduziu o aumento da próstata de forma tão eficaz como um medicamento comumente utilizado nos homens para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (Asian J Androl. 2007 Mar;9(2):245-51).
- MARAPUAMA (Ptychopetalum olacoides): Em um estudo com 262 homens que sofrem de baixo desejo sexual, mais de 60% relataram melhorias com marapuama. E, mais de 50% dos homens relataram que mapapuama melhorou a capacidade de atingir ereção (Am J Nat Med. 1994;1:8-9.). É interessante notar que esta planta contem esteróis – blocos de construção de hormônios sexuais, como a testosterona.
- CRISINA: é um flavona natural encontrada em muitas plantas, dentre elas, no maracujá. É um inibidor natural da aromatase. Um estudo publicado no Journal of Steroid Biochemical Molecular Biology (1993;Vol 46, No 3) crisina foi comparada com um medicamento inibidor de aromatase (aminoglutethimide). Crisina é o inibidor mais potente da aromatase, comparados com outros fito-estrogenios e flavonoides, que são conhecidos por terem essa mesma propriedade (Arch Pharm Res 1999 ; junho 22 ( 3 ) :309 – 12 , J Steroid Biochem Mol Biol 1997 Apr ; 61 ( 3-6 ) :107 – 15). Estudos indicam que crisina reduz a ansiedade em receptores cerebrais, que também são alvos de medicamentos para redução de ansiedade, conhecidos como benzodiazepínicos (ex: Valium ou Xanax). Um estudo demonstrou que a crisina tem o efeito na redução da ansiedade comparável a um benzodiazepínico (Valium) (AANA J. 2007 Oct;75(5):333-7). Crisina tem a capacidade de bloquear a aromatização (Toxicol In Vitro. 2006 Mar;20(2):187-210.). Crisina quando combinado com piperina, reduz níveis de estrogênio sérico (estradiol) e aumenta a testosterona livre em 30 dias.
- Composto de astaxantina e saw palmetto: aumentam em 15% os níveis de testosterona em homens após 40 dias de uso, sem causar aromatização (conversão de testosterona em hormônio feminino – estradiol). Um grupo tomou uma pequena dose de Mytosterone e outro grupo uma dose elevada. Ambos os grupos foi observada significativa elevação dos níveis de testosterona e diminuição desejável de Dihidrotestosterona – DHT. Todavia, no grupo que ingeriu elevada dose, observou-se também uma acentuada queda dos níveis de estradiol, o que pode também não ser interessante. – J Int Soc Sports Nutr. 2008 Aug 12;5:12. Todavia, é preciso um cuidado especial no uso de saw palmetto, já que o saw palmetto bloqueia/inibe a conversão de testosterona em DHT. – (Hill B, Kyprianou N. Effect of permixon on human prostate cell growth: lack of apoptotic action. Prostate. 2004 Sep 15;61(1):73-80.)
Estes são ALGUNS nutrientes que podem ser indicados para a melhora dos níveis de testosterona, e bloqueio de aromatização. Outros nutrientes são bastante úteis, dentre eles, o zinco, raiz de urtiga, tribulus terrestris, turkesterona, afora, exercícios físicos e hábitos saudáveis de vida. As doses corretas e individuais são indispensáveis para o sucesso do tratamento.