É possível reverter a vasectomia?
A vasectomia é a escolha de cerca de 30 milhões de casais em todo o mundo, o que representa aproximadamente 8% dos métodos contraceptivos.
Por diversos motivos que não vem ao caso citar, alguns homens desejam ter outros filhos após a cirurgia e buscam a nossa ajuda para realizar a reversão.
É possível reconectar os canais deferentes (que ligam o testículo ao pênis) e voltar a ejacular espermatozoides, mas dois fatores são decisivos no sucesso da reversão: tempo e expertise do cirurgião (tanto para a vasectomia quanto para a reversão).
Nas reversões realizadas até 3 anos após a vasectomia a chance de obtermos espermatozoides na ejaculação é de 97% e de gravidez 76%. Já entre 3 e 8 anos as chances de gravidez diminuem e são de 53%. Períodos mais longos diminuem ainda mais as chances de sucesso, chegando a 31% quando a vasectomia foi há mais de 14 anos.
Quando falamos de reversão, estamos falando de uma cirurgia muito mais complexa que a própria vasectomia, pois é microscópica. O que significa que deve ser realizada por um urologista experiente em microcirurgia. Para complementar a complexidade, em até 40% dos casos é necessária a vasoepididmoanastomose, pois a obstrução está no túbulo epididimário.