Espermogramas normais mas com alteração nos índices de fragmentação espermática: há 11 anos já se publicava isso
Destes, 19% apresentavam indice de fragmentação de DNA ( IFDNA ) superior a 30%, ou seja, alterados. Sabe-se hoje que os IFDNA estão associados com o dobro do risco de aborto, pior qualidade embrionária e maior tempo para gestação natural. Na época a conclusão do estudo, publicado em 2007 na Reprodu. Clim, 22 - 74 -78, a análise seminal convencional sem o complemento do teste da estrutura da cromatina espermática tem sua utilidade limitada. A tendência atual é que ambos sejam realizados na investigação da fertilidade masculina, seja em contexto fora de reproduçnao assistida ou no cenário da fertilização in vitro.
Agora em 2018 o grupo do Fleury em SP levantou 79 pacientes com espermograma normal e com 8% deles com IFDNA alterado, indice menor que o publicado por Ricardo em 2007 mas também de extrema relevância.
A mensagem é que muito em breve todos os casais em investigação de infertilidade terão os exames combinados, ou seja, o espermograma nao devera ser analisado separadamente dos IFDNA.